8703-dwarf-Explorer.png

São Paulo - Após balanço do IE7 questionado pela Mozilla, Microsoft usa blog oficial do navegador para oficializa nome da nova versão do software.

Na mesma semana em que um balanço do primeiro ano do Internet Explorer 7 provocou reações da comunidade Mozilla, a Microsoft falou pela primeira vez publicamente no blog direcionado ao produto sobre a próxima versão do navegador, chamada de Internet Explorer 8.

Em um post curto, Dean Hachamovitch, diretor geral do time de Internet Explorer da Microsoft, aproveitou uma palestra do fundador da companhia, Bill Gates, no dia anterior para divulgar o nome oficial do browser e opções descartadas no caminho.

"É claro, algumas pessoas ligam mais para outros aspectos do IE8 mais do que ligam para o nome. (...). Vocês ouvirão muito mais de nós em pouco tempo neste blog e em outros lugares. Neste ínterim, não confundam silêncio com falta de ação", afirma Hachamovitch.

Mesmo com a consideração, o executivo não divulgou qualquer informação técnica, novas funções ou prazo de lançamento do novo navegador, que substituirá o Internet Explorer 7, lançado oficialmente em outubro de 2006, junto com o rival Firefox 2.

No pouco mais de um ano desde o lançamento, a Mozilla, por sua vez, prevê que a terceira versão do seu navegador de código aberto chegue finalizado à comunidade no primeiro trimestre de 2008 - a primeira versão Beta do Firefox 3 foi divulgada em 20 de novembro.

Com o lançamento do terceiro Firefox, a Microsoft poderá ser alvo de críticas em razão do exagerado tempo que levou para atualizar e desenvolver novas funções para sue navegador, que ficou cinco anos sem uma nova versão.

"Não acho que as pessoas estejam confundindo silêncio com falta de ação, Dean, e falando deste jeito faz com que seus esforços não valem o serviço", respondeu Asa Dotzler, evangelista da Mozilla, em resposta ao post sobre o IE8.

"O que seu silêncio pelos últimos 18 meses do desenvolvimento do IE8 diz aos desenvolvedores é que vocês não ligam nem um pouco para o que eles falam".