Para criar uma maior rivalidade com o Facebook e tornar as redes sociais ainda “mais sociais”, o Google desenvolveu uma plataforma chamada OpenSocial na qual permite aos desenvolvedores criarem aplicações tornando as redes de relacionamentos um ambiente altamente interativo e social.

O Orkut recentemente abriu um número limitado de vagas para que desenvolvedores possam dar inicio a criação de aplicativos para a plataforma, o blog Orkut Sandbox obteve acesso irrestrito ao Orkut Sandbox e podermos analisar e testar as possíveis novidades que podem vir a serem implementadas no Orkut em breve.

Através do menu “aplications” é possível gerenciar e adicionar aplicações ao seu perfil, novas aplicações podem ser adicionadas acessando o diretório de aplicações pelo botão “Browse the application directory” ou mesmo inserindo o endereço de aplicações externas no campo correspondente.

No diretório de aplicações é possível encontrar atualmente 5 aplicações disponíveis para serem adicionada ao seu perfil, embora apenas a aplicação dos gatos randômicos esteja funcionando corretamente por enquanto.

Ao adicionar uma aplicação ao seu perfil, esta é inserida abaixo das informações pessoais como no exemplo acima. Não é possível por enquanto redimensiona-la ou mesmo move-la como no Facebook.

Todas as aplicações ativas são listadas no menu de navegação permitindo que o visitante possa visualizar uma aplicação separadamente.

As aplicações permitem criar maior interatividade entre os visitantes de um perfil, dependendo da aplicação utilizada, é possível jogar games online, brincar com elementos em flash, ouvir músicas no iLike e muito mais dependendo da customização do usuário. As aplicações sociais tendem a ser objetos virais dentro de uma rede social pois podem se espalhar com facilidade por milhares de perfis.

Esta é sem dúvida uma enorme estratégia do Google que com certeza irá abalar as estruturas do Facebook, sua abrangência e facilidade, além da parceria com +30 rede sociais(incluindo o gigante MySpace), torna o OpenSocial uma rede obrigatória para empresas e desenvolvedores.